Honoris Causa em 1998 Sophia de Mello Breyner Andresen

foto honoris causa Sophia Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu em 1919, no Porto. Frequentou o curso de Filosofia Clássica na Universidade de Lisboa e aos 25 anos lançou a sua primeira obra, Poesia.

Dias do Mar, Coral, No Tempo Divertido, O Nome das Coisas, Contos Exemplares, Histórias da Terra e do Mar são algumas das obras que deixou e que se encontram dispersas por várias vertentes como a ficção, contos para criança e tradução. Algumas das suas obras estão traduzidas para italiano, francês, inglês e chinês e são já numerosos os artigos escritos sobre a sua obra.

Foram muitos os prémios literários que lhe foram atribuídos, com especial destaque para o Grande Prémio de Poesia da Sociedade Portuguesa de Escritores, em 1964, e o Prémio Petrarca da Associação de Editores Italianos, cerca de 30 anos mais tarde.

Sophia de Mello Breyner Andresen recebeu o título de Doutor Honoris Causa na cerimónia comemorativa dos 25 anos da Universidade de Aveiro, em dezembro de 1998, por ser considerada uma autora de renome não só pelos estudiosos da literatura, mas também pelo público numeroso e atento que segue a sua obra. A escolha passou, também, pelo reconhecimento da importância da poesia no mundo em que vivemos, podendo a escritora ser a ponte necessária entre os vários saberes.

Sophia de Mello Breyner faleceu em 2004.


Videos relaçionados youtube


Publicado por: Fredererico Eng. Tec.


Vídeo 1



Vídeo 2



Vídeo 3



Vídeo 4

Comentários