Primavera na Igreja!


Primavera na Igreja!

    Já ouviste falar do Vaticano II? Foi uma grande reunião dos bispos de todo o mundo. Um acontecimento, com cinquenta anos. Nessa altura houve grandes transformações na Igreja: o uso do português, as missas voltadas para o povo, as intenções de missas, os dinheiros na Igreja, a denúncia da pedofilia, etc. Depois… não se falou mais… Por medo? Vergonha? Conveniência? Distração? Desinteresse?...
    Mais. O concilio Vaticano II caiu no esquecimento. O tempo porém é uma manta rota: cobre e descobre! Ou se preferires, o Espírito não dorme. E quando menos se espera aí está Ele. Inesperadamente, o papa Bento XVI resigna. Somos surpreendidos pela eleição de Francisco.
    Bergólio era um cardeal desconhecido. Vinha da Argentina sem créditos que o impusessem no Vaticano. E aí está o Homem!
    A vida deste papa, em Roma, não tem sido fácil. As correntes mais tradicionalistas têm levantado muitos obstáculos. Mas o papa Francisco, com paciência e muita pachorra, tem levado a cruz a bom termo.
    Nestes oito anos do seu pontificado tem havido sinais muito importantes que marcam uma atitude nova na Igreja – um novo estilo! Só neste ano, alterou o direito canónico e aceitou que mulheres possam aceder aos ministérios do Leitorado e Acólito. É certo que elas já desempenhavam essas funções, mas era abusivo. Agora o novo direito reconhece-as na função. Também tem escolhido senhoras para outras funções no Vaticano que até agora eram desempenhadas por homens. Há outros escritos de enorme importância, com larga repercussão fora da Igreja.
    O que mais surpreende é que em Março passado anunciou um sínodo dos bispos para toda a igreja. Um novo sínodo, especial, que será aberto aos homens e mulheres de toda a Igreja. Isto era impensável! Além disso, haverá uma preparação a nível diocesano, depois continental e finalmente universal. É a inversão da pirâmide! O papa quer saber dos mais simples, dos mais humildes. É a base: o que é de todos deve ser tratado por todos. Daí o tema para este sínodo que terá lugar em Outubro de 2023: «Um à escuta dos outros e todos à escuta do Espírito Santo». De facto é o Espírito de Deus presente!
    Como é que os bispos e os padres portugueses vão reagir? Apreciando como os padres falam do papa Francisco, tudo vai correr bem. Mas o importante era passar das ideias para a prática do dia a dia. E aí está a grande diferença. Podemos dizer que o Vaticano II não chegou a Portugal. Só a Liturgia tomou formas inovadoras. Verdadeiramente! No restante, está tudo como estava: os bispos e os padres é que tudo decidem; o povo de Deus cumpre, obedecendo!
    Como vai ser este sínodo? É difícil responder… Gostava que se fizesse um exame profundo à Igreja em Portugal: o relacionamento dos padres com os cristãos, as devoções, novos caminhos de evangelização, comunidades de base, o acesso das mulheres aos ministérios ordenados, o direito das comunidades à celebração eucarística, o celibato opcional, os bens temporais da Igreja… Há muito para discutir, refletir...Tudo isto discutido a partir da base, sem medos nem censuras, mas na liberdade dos filhos de Deus.
    Estás a ver! Um grande caminho se nos abre. Não tenho medo, nem estou apreensivo. Confio nos cristãos, homens e mulheres, maduros, e nos jovens. Penso que em conjunto seremos capazes de desbravar caminhos novos. Há um descontentamento geral que terá de ter uma solução. Sabemos que estes problemas são abordados pelos padres de modo muito diverso. Mas também sabemos que há cristãos à espera da oportunidade para se fazerem ouvir. É este o momento! O Espírito está alerta...

Joaquim Soares

Veja o vídeo clik em baixo.

https://youtu.be/imxtZRXGhuU

Publicado por:

Fredererico Eng. Téc.

Comentários

  1. Poderá ser, sim, mas não entendo como é que a Primavera da Igreja ainda não tratou de eliminar da liturgia certas coisas difíceis de entender, que apenas lançam a confusão e nunca são devidamente explicadas.
    SObre a eterna polémica de São Paulo aos Efésios, convido-o a visitar e comentar https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2021/09/esposas-sede-submissas-pois.html.
    Todos os Sábados, um novo artigo no Mosaicos em Português.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

JORNAL DIGITAL NOVELAS CIDADE NOVA