Um pouco da minha nova peça de teatro.

Telemóvel 916940893 para fazer Guião

Imagem intercalada 1VÍDEOS| Novo clik ou pressione em baixo
https://m.youtube.com/watch?v=KNGDeK6LWys&t=58s
 
  Chamo-me Luís Gonçalves, sou Português, nasci no dia 30 de Março de 1984 e moro em em Serpins que é um vila que pertence ao concelho da Lousã e distrito de Coimbra. Desde muito cedo que comecei a interessar-me por teatro. Tanto na escrita como na representação. Durante a minha infância e adolescência as minhas brincadeiras estavam sempre ligadas ao teatro. Adorava fazer teatro com a minha irmã, e os alguns vizinhos. Representávamos mesmo sem publico, só por prazer. Também fiz teatro na escola e na catequese. 

    Quando quando terminei o 9º ano desisti de estudar e fui tirar um curso de formação profissional na área de Cerâmica e bar numa instituição da Lousã chamada A.R.C.I.L e fiz parte do grupo de teatro da instituição, onde tive como encenadora a atriz Claudia Carvalho do teatrão.  Em Dezembro de 2003 terminei a minha Formação Profissional, mas continuei ligado ao grupo até terminar em 2006. 

      Em 2009, estava completamente desligado do teatro, então decidi começar a escrever as minhas peças de teatro até aos dias de hoje. Comecei a partilhar os meus textos na internet e o resultado superou as minhas expectativas. As minhas peças tem tido algum êxito. Têm sido representadas norte a sul do país. Também são encenados na Madeira, Brasil, Angola e Moçambique. 

    Nesse mesmo ano também participei num workshop de teatro realizado na Lousã por uma atriz/palhaça que pertencia á Operação nariz vermelho. Onde praticamos um desenvolvi um pouco o improviso e a minha imaginação.

     Em 2015 entrei para o grupo de teatro "Os Canastrões - Associação Cultural e Artística" dirigido pelo encenador Bruno Teixeira, onde já fizemos alguns espetaculos. 

      Em 2020 o país e o mundo entrou em confinamento por causa da pandemia que se instalou no país e o nosso grupo de teatro parou os ensaios.  

      No dia 18 de Fevereiro desse mesmo ano fui convidado a participar numa web conferência intitulada "entre dramaturgos" organizada pelo Ator e diretor da companhia de teatro Rizzo, Flávio Spiess, onde expliquei como escrevo os meus textos teatrais e recebi um certificado de participação. 

     No dia 12 de Novembro de 2020, participei num workshop online sobre a história do teatro musical organizado pela atriz Sara Teixeira.

     No dia 18 de Fevereiro de 2021, tive uma aula experimental de Dramaturgia no aplicativo Zoom com um roteirista e Professor de teatro Brasileiro chamado, Walter Macedo Filho, onde falamos um pouco sobre a criação de um personagem. 

     No dia 9 de Março do mesmo ano 2021, iniciei um curso de capacitação em roteiro online, através do aplicativo Meet com outro roteirista e Professor de teatro Brasileiro chamado, Trajano Amaral de Oliveira, onde já escrevi nesse curso uma curta metragem passada em 1920 "
Baseado no conto “A mosca” de Katherine Mansfield e a história fala de Peter Wilson que  perde o seu filho na 1ª guerra mundial e descarrega a sua ira em todas as pessoas que o rodeiam incluindo no seu criado que é um pouco velho e está com ele há muito tempo. Também escrevi um episódio piloto de uma série de animação criada por mim chamada "a fuga do gato riscas". A história passasse em Cat island, uma ilha imaginária e conta a história de um gatinho chamado Riscas que após uma zanga com um irmão se afasta da ninhada e da sua mãe, acabando por ser acolhido por um casal. Mas após saber que vai ser castrado foge dali e vai encontrar vários perigos. E escrevi uma peça de teatro com o titulo "a hora da refeição" que é a história de um rapaz que ganhou 5000 euros  numa raspadinha há hora de refeição e divulga no facebook. Depois recede a visita de um bandido disfarçado de carteiro que lhe quer roubar a raspadinha, acabando por ser pelo seu gato sem querer. Neste momento estou a escrever um argumento de uma longa metragem para o meu curso de capacitação de roteiro que acaba lá para Março. 


TITULO DA PEÇA "A hora da refeição"

Comédia da autoria de Luís Gonçalves 

Personagens: 6
Duração: 45 minutos
Publico: Adulto 

Sinopse: Miguel chega a casa para almoçar, após jogar numa raspadinha ganha 5000 euros e publica no facebook. Entretanto aparece o seu gato La Festas cheio de fome, repara que o seu dono está a comer bacalhau e pede-lhe um bocado. Miguel não percebe o desejo do gato comer o bacalhau e dá-lhe ração. Então La Festas tenta várias vezes comer o bacalhau do Miguel a ponto de o irritar e ser colocado na rua. Entra uma vespa asiática, Miguel abre a janela para o inseto sair e La Festas entra com um rato. Miguel fica assustado e deita o rato fora. Aparece um carteiro com uma encomenda para o Miguel. La Festas aproveita e mete piripiri e laxante no vinho para se vingar do Miguel e este se sentir mal. De repente o carteiro aponta uma arma a Miguel exigindo o prémio da raspadinha. Miguel fica atrapalhado e La Festas apercebendo-se que o Dono estava em perigo, consegue montar um plano engenhoso para o Carteiro coma a refeição e se sinta mal para Miguel chamar a policia.

Casa do Miguel
Cozinha
Há uma janela, duas portas. Uma do lado esquerdo do palco que dá 
para a rua e outra do lado direito que dá para as outras divisões 
da casa. Um frigorífico, um relógio de parede, um armário com 
copos. Uma banca com gavetas, em cima desta estão dois frascos. Há 
uma mesa com 4 cadeiras à volta. No chão, está uma taça vazia da 
comida para o gato e uma vassoura encostada na parede.
Há uma música.
Abre-se o pano. O palco está sem ninguém. 
Miguel entra na cozinha pela porta da esquerda com uma saca das 
compras, mete-a em cima da mesa e fala para o público.

MIGUEL
Finalmente em casa. Estava a ver que nunca mais 
saída daquela maldita fábrica das luvas, chiça! O que 
vale é que hoje folgo à tarde, senão ainda enfiava uma 
luva na boca do meu chefe. Sempre a mandar vir comigo. 
Que eu sou um inútil e nem para sanita sirvo. Se isto se 
diz alguém! E ainda tem a coragem de dizer que foi parar 
à fabrica das luvas, porque caí de paraquedas. Grande 
mentiroso! Se eu vou todos os dias de carro. Ele é que é uma 
grande besta é o que é! E eu é que o tenho que aturar. Bom, 
mas isso agora não interessa, pois o mais importante é que 
está na hora da refeição e eu vou comer um rico bacalhau 
cozido com umas batatas cozidas que a minha mãezinha me 
fez. Pois, é que a minha santa esposa decidiu...

Publicado por: Fredererico Eng. Téc.

Veja os videos relacionado com o tema.

Comentários